BLOGGER TEMPLATES AND MyYearBook Layouts »

Saturday, March 29, 2008

Filmes com selo de qualidade (2001: Uma Odisséia no Espaço)


Gênero: Ficção Científica
Origem/Ano: UK-EUA/1968
Duração: 148 min
Direção: Stanley Kubrick


Sinopse: Kubrick antecipou o futuro, e junto com Arthur C. Clarke, escreveu o roteiro de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Abordando a chegada do homem à Lua, um ano antes da chegada de Neil Armstrong, mas também por abordar a hipótese da inteligência artificial, com o computador HAL-9000, que acabou se tornando em um dos maiores vilões do cinema, e que possuía uma grande interação com seu operador, o Dr. David Bowman (Keir Dullea, de Visão Fatal e 2010: O Ano em que Faremos Contato).


O filme traça a trajetória do homem desde, aproximadamente, quatro milhões de anos antes de Cristo, até o ano de 2001, sempre abordando a evolução da espécie, a influência da tecnologia nesse crescimento e os perigos da inteligência artificial. O final, um dos mais emblemáticos da história do cinema, mostra astronautas travando uma luta mortal contra o computador - a versão moderna do confronto entre criador e criatura, que já inspirara clássicos como Frankenstein.Um monolito cai na Terra ainda na época da pré-história e, muitos anos depois, em 1999, é descoberto um segundo monolito na Lua. Aparentemente, são alienígenas que observam os terrestres, então uma missão internacional é enviada a Júpiter com a missão de descobrir o que eles realmente querem.


O clima do filme é acentuado pelas músicas utilizadas por Kubrick, que sempre remetem à evolução da espécie humana. Por exemplo, a música Tlzits Spake Zarathirstra, de Richard Strauss, utilizada no início, foi baseada num livro de Nietzsche e significa a passagem do homem primitivo para o além-homem.


Prêmios: 2001: Uma Odisséia no Espaço deu a Douglas Trumbull o Oscar de Melhor Efeitos Especiais. O filme também foi indicado nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro e Melhor Diretor.

0 comments: