Ainda não consegui criar uma opinião embasada sobre a eficácia dos protestos que estão ocorrendo com a passagem da tocha olímpica. Depois de muitas confusões principalmente por Londres e Paris, em todos os lugares por onde a tocha passou, houve algum tipo de manifestação.
Realmente isso não tem nada a ver com que a tocha representa, o fogo da esperança, o mundo unido para a celebração da paz através da competição esportiva mais importante.
Acho que deveria ter outros tipos de manifestações, mas não cometer atentados contra as Olimpíadas, chega o que houve em Munique em 1976.
Claro que as pessoas vão aproveitar a visibilidade das Olimpíadas para protestar, ganhar alguma visibilidade contra a China, país onde não há liberdade de expressão e que deve redobrar a vigilância para os jogos.
É claro que sou a favor da libertação do Tibet, acredito que ainda possa haver algum diálogo enquanto o Dalai Lama estiver à frente, se alguma coisa acontecer com ele, acho que voltará tudo ao zero.
As pessoas podem muito bem protestar...mas de forma que esse protesto leve a algum lugar, não tentar apagar a tocha com extintor! No que isso vai ajudar na libertação do Tibet?
Só espero que nada de grave aconteça nesses jogos...as Olimpíadas não combinam com atentados...
Pedem uma atitude dos chefes de Estado, mas qual deles vai ter a coragem de falar alguma coisa da China? Uma nova superpotência que está aí superando todos e entupindo nossas prateleiras, duvido que não haja nada em nossa casa hoje que não tenha sido feito na China!
Parece que virou a grande fábrica do mundo, tudo agora é Made in China, impressionante, só ver a proliferação de lojinhas de chineses pelo Centro do Rio!!
Não há um chefe de Estado que vai falar da China ou que defenda um boicote...falam em não comparecer a cerimônia de abertura, mas isso não quer dizer nada, poderão alegar outros compromissos...
Mas enfim, a tocha agora está indo para o Japão, inimigo histórico dos chineses, é claro que como os japoneses são espertos, se houver alguma coisa será algo cometido, pois vindo deles, alguma coisa mais acalorada será como uma declaração de guerra, e o que os japoneses não querem é arranjar encrenca com a sua super vizinha....
A tocha passará sem atrapalhar a cerimônia do chá
0 comments:
Post a Comment