BLOGGER TEMPLATES AND MyYearBook Layouts »

Monday, May 12, 2008

Séries que deixaram saudades - FRIENDS


Eu até não era tão viciada em Friends como alguns amigos, mas gostava de assitir a esse seriado que fez um estrondoso sucesso. Bem, era engraçado, mas achei que no final ficou muito sem graça, como se tivessem esticado a série tanto que não sabiam mais o que fazer com os personagens.


Friends foi um sitcom (comédia de situação) transmitido pela rede de televisão americana NBC de 1994 a 2004. Conta a vida de 6 amigos que moram em Greenwich Village, um bairro de Nova York.


Elenco

Rachel Green - Jennifer Aniston: era uma garota rica e mimada que abandonou o noivo no altar e acabou indo morar com a amiga desde adolescência, Monica Geller. Teve uma relação atribulada com Ross, com quem teve uma filha, Emma.

Monica Geller - Courtney Cox Arquette, uma chef de cozinha neurótica por limpeza e mania de organização. Tinha o trauma de ter sido gorda quando adolescente. Todos os personagens acabavam sempre indo parar no seu apartamento. Casa-se com Chandler na sétima temporada.

Phoebe Buffay - Lisa Kudrow: fugiu de casa com 14 anos e acabou indo morar nas ruas antes de conhecer seus amigos. A mais maluquinha de todas, sua personagem era bastante excêntrica. Tinha problemas familiares, sua mão se suicidou e seu pai abandonou a família. Tinha também uma irmã gêmea, Úrsula, as duas se odiavam. Conheceu seu meio-irmão, Frank, e aceitou ser "barriga de aluguel" para ele.

Joey Tribbiani - Matt LeBlanc: meu favorito, achava-o o mais engraçado deles, junto com a Phoebe, Joey era um ator ítalo-americano, que sempre tentava se dar bem, mas só arranjava encrencas. Tornou-se companheiro de quarto de Chandler. Dá em cima de toda mulher que vê, apesar de nutrir um amor platônico por Rachel. Foi o único que ganhou um seriado próprio depois do fim da série, o seriado chama-se Joey.

Chandler Bing - Matthew Perry: é um analista de sistema (emprego esse desconhecido pelos seus amigos) e odeia esse trabalho. Sempre gostava de contar piadas, e as fezes contava-as nas horas erradas. Tinha um pai travesti e foi sempre questionado a respeito da sua sexualidade. Seu relacionamento mais longo antes do casamento com Monica Geller foi com a irritante Janice, que acabou na 2ª temporada.

Ross Geller - David Schwimmer: era um paleontólogo especialista em dinossauros e se divorciou três vezes durante o seriado. Era apaixonado por Rachel desde a escola, com quem se casou por fim, em Las Vegas. Detalhe que os dois estavam bêbados.


Detalhes sobre o programa: Fonte wikipedia




Friends é um dos casos mais bem-sucedidos da história da televisão mundial. Ao fim da 10ª temporada da série, cada um dos seis atores recebia US$ 1,000,000 por episódio (totalizando 18 milhões de dólares para cada um dos 6 atores principais na última temporada). Propagandas nos intervalos do episódio final, que atraiu um audiência de mais de 52 milhões de espectadores, custaram em média US$ 2,000,000 a cada trinta segundos nos Estados Unidos e CAD$ 190,000 no Canadá.
O seriado não explodiu em termos de audiência imediatamente, mas já na segunda temporada tornou-se um dos programas mais vistos dos EUA. De acordo com os atores, e até mesmo os criadores (em seus comentários em DVD) dizem que já na 4ª temporada a série estava no topo da cultura pop, a ponto de todos temerem pelo futuro, tal era a superexposição do elenco, aparecendo em centenas de capas de revistas de todo o mundo. Contudo, o sucesso continuou perene, e na temporada 2001-2002, Friends foi o programa mais assistido da televisão americana (Fonte: Nielsen).
A fonte do sucesso, segundo os próprios atores e criadores, foi a união indiscutível, não havendo, que se conheça, qualquer guerra de egos, ou desentendimentos entre os atores com a produção e a NBC. Com relação aos astronômicos salários, é sabido que Lisa Kudrow foi a líder inconteste das negociações, chegando a afirmar que unidos eles eram mais fortes.
Essa união é representada por algumas atitudes tomadas em grupo, como a decisão de não se deixarem indicar para o Emmy separadamente (tanto que Matthew Perry chegou a pedir que retirassem seu nome da lista de candidatos a “melhor ator de comédia” em um dos anos da série), somente em grupo; e também o apoio dado a Matthew Perry quando do ápice da sua dependência química.
Praticamente tudo no programa era um sucesso. A música-tema, I’ll Be There For You, do grupo


The Rembrandts, foi criada especialmente para a série, e em pouco tempo tornou-se o símbolo do estrondoso êxito chamado Friends. A canção chegou ao número 17 da famosa lista da BillBoard de canções mais tocadas.
O legado cultural de Friends não foi tão avassalador quanto o sucesso trazido ao longo dos 10 anos de exibição, mas sem dúvida alguma marcou a história da tevê mundial ao trazer às telas um grupo de seis personagens com histórias próximas da realidade. O maior trunfo da série, talvez, tenha sido tornar-se o símbolo-mor da cultura pop da metade da década de 1990 à primeira metade da década de 2000.

0 comments: